domingo, 23 de janeiro de 2011

As Tecnologias da Informação e Comunicação

As Novas Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) surgem principalmente, associadas com o computador e sua utilização crescente, a qual foi facilitada de forma determinante pelo abaixamento dos preços.
A experiência de introdução destas tecnologias, quer presencial, quer no ensino a distância, nas escolas já mostrou claramente que a importância do professor não surge diminuída, antes pelo contrário, ele é chamado a novas funções e a novas responsabilidades. O seu papel é cada vez mais decisivo na criação de ambientes de aprendizagem e no diagnóstico das dificuldades dos alunos. O professor, tal como os alunos, passa a estar igualmente sujeito a uma vivência constante de aprendizagem.
Para a melhoria do processo de ensino e de aprendizagem é comum o uso das TIC na Escola. A tecnologia mais usada nos nossos dias é o computador ligado em rede, que serve para aceder a informações, para aprendermos colaborativamente, para a comunicação e partilha de experiências e saberes.
As representações que os professores têm sobre a aprendizagem estão ainda assentes na transmissão de informação e as crianças vistas como consumidores da informação. Segundo Dias (2001:148), “O papel tradicional do professor desloca-se para novos espaços de acção e desenvolvimento da relação entre o professor e o aluno no processo de ensino-aprendizagem” e o professor é “investido das funções de facilitador, acompanhante e tutor das actividades do aluno”. Uma mudança que passa dum modelo centrado no professor e na transmissão de conhecimentos, para um modelo orientador pelo processo de construção centrado no aluno, no qual “o conhecimento está contextualmente situado e a formação da significação é revestida de uma dimensão social na partilha e colaboração entre pares” (DIAS, 2000:148).

Referências bibliográficas

DIAS, P. (2000). Hipertexto, hipermédia e media do conhecimento: representação distribuída e aprendizagens flexíveis e colaborativas na Web. Revista Portuguesa de Educação. 13 (1), 141-167.

DIAS, P. (2001). Comunidades de Conhecimento e Aprendizagem Colaborativa. In M. Mendonça (org.), Seminário Redes de Aprendizagem, Redes de Conhecimento. Lisboa: Conselho Nacional de Educação Ministério da Educação, (pp. 85-93). Disponível em http://www.cnedu.pt/index.php?option=com_wrapper&view=wrapper&Itemid=894&lang=pt e consultado a 18 de Janeiro de 2011.

GOMES, M.J. (2008). Na senda da inovação tecnológica na educação a distância. In Revista Portuguesa de Pedagogia; ano 42-2, p. 181-202. Coimbra: Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra

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